14 Dicas para Elaboração do Portfólio Unopar (+ e-Book Grátis)

como fazer portfólio unopar

Durante minha graduação (Adm) vi que a grande dificuldade de meus colegas e a minha própria era elaborar um trabalho acadêmico decente, resolvi me empenhar durante um tempo para entender qual a melhor estratégia a ser usada a esse respeito, com as pesquisas consegui resolver meu problema e por tabela desenvolvi um método que vai ajudar você também a construir seu trabalho acadêmico de portfólio ou TCC da UNOPAR de forma tranquila e já enquadrado nas normas da ABNT.

Então com isso vamos começar a entender alguns detalhes importantes, nesse artigo entre outras coisas você vai saber:

- O que é o Portfólio Unopar 

- Para que serve 

- O que acontece se você não fizer

- Quantos Portfólios terá que fazer

- O que são Normas ABNT

- Como pesquisar assuntos

- Como organizar o slides para apresentar




1 O QUE É O PORTFÓLIO UNOPAR?


É um trabalho acadêmico que deve ser padronizado nas normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e pode ser em formato de monografia, TCC, Artigo científico, Relatório entre outros formatos. É realizado em grupo na UNOPAR e como trabalho de conclusão de curso.

2 PARA QUE SERVE?


Serve para aplicar na prática os conhecimentos teóricos apresentados nas disciplinas de cada período letivo promovendo maior assimilação do conteúdo, integrando e estimulando o trabalho em equipe e complementando a nota geral da disciplina de seminário, sem a qual o aluno não poderá ser aprovado.

3 O QUE ACONTECE SE NÃO FIZER O PORTFÓLIO?


Caso seu rendimento esteja entre MUITO BOM e EXCELENTE em todo o conjunto de notas, principalmente nas provas presenciais, mesmo assim precisará fazer pelo o portfólio no semestre sob pena de ficar na dependência da disciplina de seminário para o próximo período.

4 QUANTOS PORTFÓLIOS PRECISAREI FAZER?


É só fazer as contas, antes eram 16, dois por período, mas em 2016 o portfólio individual foi extinto, então num curso de dois anos são 4 períodos totalizando 5 trabalhos, sendo 4 em grupo e um TCC; numa graduação de quatro anos ao todo serão 9 portfólios, 8 em grupo e 1 TCC, é importante ressaltar que esse último deve ser em formato de monografia e feito individualmente por regra.

O trabalho de grupo deve ser feito pela equipe, e por isso teoricamente constitui menos esforço, a proposta desse material é fornecer o esboço padrão já formatado nas normas para evitar maior estresse na correria do dia a dia, grande parte dos estudantes de cursos à distância trabalham e vivem numa rotina muito corrida. 

Mesmo assim é possível desenvolver uma estratégia de estudo que permite crescer e aprimorar as habilidades necessárias ao futuro profissional, por isso é interessante que você elabore seus próprios trabalhos acadêmicos e não transfira essa responsabilidade a outros, tendo em vista que é seu potencial que está sendo testado até a excelência.

5 PARA QUE SERVEM AS NORMAS DA ABNT?


Para enquadrar o trabalho conforme os padrões acadêmicos de organização, os quais estabelecem entre outras coisas, o tamanho e formato da fonte, as configurações das páginas, o espaçamento entre as linhas, o alinhamento dos parágrafos, as citações bibliográficas, os elementos pré-textuais, a paginação e a inserção de figuras, tabelas e gráficos.

Obs. Esse guia foi elaborado com a finalidade de ajudar estudantes da Unopar, no entanto é possível que as informações a seguir também sirvam para fazer trabalhos de outras universidades presenciais ou EAD, sendo necessário apenas alguns ajustes específicos.

6 VAMOS COMEÇAR


A ferramenta mais usada no mundo para a edição de texto é o Word, se você tiver dificuldade para usá-lo procure familiarizar-se o quanto antes por que é através dele que serão feitos todos os portfólios, artigos, TCC, monografias, relatórios, etc. Mas não se preocupe, logo irei lhe enviar alguns materiais em vídeo explicando o básico para editar, configurar e salvar de forma prática.

Abrindo o documento Word, a primeira coisa a fazer é organizar os elementos os três blocos principais, e isso pode ser feito a partir do modelo disponibilizado na biblioteca digital, organize tudo a partir dessa sequência:

7 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS


- Capa padrão com logo e nome da universidade

- Nome do curso e número do período

- Seu nome

- Título e subtítulo do trabalho

- Nomes dos professores e das disciplinas do período,

- Cidade e ano

- Sumário e paginação

8 CORPO E DESENVOLVIMENTO


A introdução menciona os pontos centrais do trabalho abrangendo o espaço de um a três parágrafos dependendo da extensão do assunto.

O desenvolvimento deve conter a essência do conteúdo pesquisado, o professor irá dizer se deve ser na forma de tópicos ou texto corrido como numa redação, geralmente o artigo científico exige um volume mais extenso de páginas, mas o portfólio é organizado por padrão em tópicos e subtópico.

A conclusão resume em um ou dois parágrafos o que foi aprendido pelos alunos com aquela experiência, e eles deverão propor modelos de intervenção para resolver questões levantadas no desenvolvimento.

9 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS


Referências, anexos, apêndice e glossários, no entanto o portfólio em si só vai exigir as referências, para coloca-las corretamente siga essa fórmula:

ÚLTIMO NOME, Nome e sobrenome do autor, título do artigo, editora ou nome da empresa, ANO, Cidade e Estado, Nº da página (as); 

E para autores da internet:

SITE REFERÊNCIA, Nome e sobrenome do escritor do artigo, título do artigo, ANO, Cidade e estado, disponível em http://www.algumsite.com.br acesso 31/12/2020

Para obter melhor conceito na nota é de extrema importância atentar para todas as informações fornecidas no material de orientação dado pelos professores e que pode ser baixado no sistema colaborar na pasta ‘atividades complementares’

Conselho: “é melhor fazer o que se pede do que fazer o que se acha melhor”

Elabore uma divisão de tópicos no índice, e siga essa mesma divisão com os nomes de cada tópico e subtópico a qual deverá conter a essência do conteúdo solicitado nas orientações, então após chegar ao nome ideal copie-os do índice e cole nos espaços destinados ao desenvolvimento do trabalho conforme cada parte específica.
  

10 MODELOS DE PESQUISA DE CONTEÚDO


Não faça plágio (copiar trabalhos de outros) sempre que for citar a opinião de algum autor ou mesmo tirar texto da Internet procure inserir as referências colocando a fonte no local destinado no final, conforme ensinado acima.

Os livros fornecidos pela faculdade são muito úteis nessa parte, pegue os dados bibliográficos que ficam na segunda página de cada um e escreve nas referências do seu trabalho, faça isso logo no início, depois você escolhe um trecho para adicionar no desenvolvimento aí é só colocar o nome dessa fonte no fim do parágrafo entre chaves ().  

Conforme o modelo padrão, o portfólio deve ser organizado em tópicos e subtópicos da seguinte forma:

2 TÓPICO PRINCIPAL EM NEGRITO

2.1.1 SUBTÓPICO 1

2.1.2 SUBTÓPICO 2

2.2.1 SEGUNDO SUBTÓPICO

2.2.2 SEGUNDO SUBTÓPICO 2

A sequência segue o quanto for necessário:

3
3.1.1
3.1.2

4
4.1.1
4.1.2

Nos subtópicos também se colocam figuras, imagens e gráficos quando existentes.

Essa é a organização básica e central do trabalho em tópicos, para um trabalho de texto corrido será necessário apenas um título principal em cada ponto chave do assunto seguido da quantidade de linhas suficientes para atender o requisitado.

VEJA TAMBÉM: Como pesquisar conteúdo para o Portfólio

11 USE O BLOCO DE NOTAS


No Windows você pode abrir o bloco de notas para ser usado como auxílio na formatação.

Ao copiar algum conteúdo da Internet cole-o primeiro no bloco de notas para ‘quebrar a formatação’ por que se colar direto no Word irão aparecer todos os elementos da página web ficando impossível enquadrar as linhas e parágrafos, isso é muito útil quando seu trabalho já está pré-configurado com a norma padrão de organização, por que ao colar um texto que foi copiado do bloco de notas ele irá apenas seguir o mesmo modelo de fonte e enquadramento já presente no portfólio.

12 SLIDES



DICAS PARA APRESENTAR SEU TRABALHO DE GRUPO

Para organizar a apresentação iremos usar o Power Point, atente bem para sua caixa de entrada de e-mails que irei enviar alguns vídeos mostrando como é simples a partir de alguns modelos pré-formatados.

Exceto para apresentação de TCC que exige mais tempo e preparo, uma apresentação de portfólio não leva mais que 15 minutos, sendo que cada componente do grupo deve falar em média só 4 minutos, devendo fazer um esforço para falar mesmo e não apenas ler os slides.

Basicamente a organização dos slides precisa seguir esse esquema:

· Não conter muitos slides para não demorar, o ideal é de 5 a 10 já contando com o de apresentação da equipe e das referências, alguns professores orientam nessa parte.

· Usar apenas 1 tipo de fonte com tamanho 20 realçando os títulos e pontos chaves que centralizam a ideia do conteúdo.

· Usar mais imagens, figuras, gráficos e tabelas do que texto.

· Formatar o último slide com as referências bibliográficas da pesquisa, que podem ser copiadas do portfólio, basta citar umas duas ou três.  

· Formatar o primeiro slide com o nome da faculdade, do curso, da equipe, do polo e ano corrente.

· Definir o slide(s) que cada um vai apresentar.

13 BAIXAR E-BOOK


Leia e faça download desse artigo em formato PDF

14 KIT PPREMIUM (PLUS)


ACESSE NO BOTÃO ABAIXO O NOSSO KIT PORTFÓLIO UNOPAR FÁCIL 2.0

UM MATERIAL COMPLETO QUE INCLUI:

1 - ACESSO A ÁREA DE MEMBROS

Login e senha para você aproveitar todos os recursos que preparamos.

2 - VÍDEOS EXPLICATIVOS

Ensinando passo a passo como elaborar e organizar seu trabalho.

3 - MODELOS PRÉ FORMATADOS DE:

- PORTFÓLIO

- TCC

- ARTIGO CIENTÍFICO

- SLIDES DE APRESENTAÇÃO

4 - BÔNUS EXTRAS

Tutoriais ensinando como baixar as tele aulas, listas de sites para fazer cursos ACO (extracurriculares), banco de arquivos de trabalhos com milhares de arquivos para consulta e edição.

TUDO ISSO COM UM DESCONTO DE 51%

CONCLUSÃO


Você conferiu aqui 14 dicas para elaborar o Portfólio Unopar. Muito obrigado pela atenção e parabéns pelo empenho, espero que você tenha um bom aproveitamento dessas dicas e obtenha um conceito EXCELENTE em seus trabalhos futuros, tudo depende de você agora, aqui no site você encontrará mais ajuda.

Veja Também


16 Portfólios que Fiz
Orientador Digital Monografis
Leitura Dinâmica e Memorização  


EmoticonEmoticon