13 Dicas para o uso correto de citação

usar citação tcc

1) Quando incluídas na sentença normal, as chamadas pelo sobrenome do autor, instituição ou título, devem ser grafadas em letras maiúsculas e minúsculas; quando estiverem entre parênteses são grafadas em maiúsculas.

2) As páginas, volumes, tomos ou seções da fonte consultada são obrigatórios, nas citações diretas, após a data, separados por vírgula. Nas citações indiretas, a indicação da página ou páginas consultadas é opcional.

3) Quando a obra citada é a mesma da citação imediatamente anterior, se coloca, entre parênteses, a expressão ibidem ou ibid., seguida do número da página da referente à citação quando não for a mesma. Ex: (ibid., p.3)


4) Quando a citação é referente a outra obra do autor imediata e anteriormente citado, se coloca, entre parênteses, a expressão idem ou id., seguida do ano da publicação e da respectiva página. Ex: (id., 1989, p.3)

5) Quando a citação é referente a uma obra do autor já citado no trabalho, sem ser imediatamente anterior, após o sobrenome do autor, se coloca a expressão opus citatum ou op.cit., seguida do número da página. Ex: (ALMEIDA, op.cit., p.40)

6) Para destacar a obra, de acordo com a norma, pode-se usar Negrito ou Itálico.

7) Não é necessário escrever a palavra "editora", pois se subentende que é isso (a editora) que vem depois da cidade onde foi publicado e depois dos dois pontos.

8) Quando houver dois ou três autores, separa-se o primeiro autor e os demais por ponto e vírgula. Regra válida para todos os tipos de suportes (livros, teses, periódicos, etc.).

9) Quando tiver mais de três autores faz-se a entrada pelo autor principal e substituem-se os outros pela expressão et. al.

10) Quando o autor do texto for uma pessoa jurídica, coloca-se todo o nome da instituição ou da empresa em caixa alta.

11) Quanto o texto não tem autoria, uma enciclopédia, ou um artigo de jornal ou revista, ou um documento eletrônico, por exemplo, coloca-se o primeiro nome da publicação em caixa alta.

12) Quando a autoria do texto é diferente da autoria do livro procede-se da seguinte maneira:

SOBRENOME, Nome.Título do texto: subtítulo. In: SOBRENOME, Nome.Título do livro: subtítulo. Edição. Cidade de publicação: Editora, ano. Número da página inicialpágina final da parte referenciada.

13) Quando a obra citar o tradutor, o nome dele deverá ser colocado logo após o título. 

Primeiramente coloca-se a palavra tradução, ou abreviada se aparecer na página de rosto seguida de ponto e, logo após, o nome e, por último, o sobrenome, não sendo necessário ser em maiúsculo. Ex. (Tradução de Mauro Pontel / Trad. Mauro Pontel)

APOSTILA CITAÇÃO E REFERÊNCIA


Baixe aqui a apostila completa em PDF sobre citação e referência bibliográfica:

Compartilhe!


EmoticonEmoticon