Veja isso ANTES da Apresentar seu TCC (12 Dicas)

antes da apresentar seu TCC

Acompanhe aqui 12 dicas importantes para seguir na hora de apresentação seu trabalho acadêmico.

1ª) Estudar o assunto com profundidade para não ser surpreendido durante os questionamentos dos membros da banca;

2ª) Preparar um material atraente para a banca e demais presentes;


3ª) Lembre-se que seu trabalho já foi lido pelos avaliadores e, portanto, uma apresentação com uso de figuras, quadros e tabelas torna o assunto mais interessante e mantém a atenção dos presentes;

4ª) Evite “poluir” os slides com excesso de texto. Padronize fonte e espaçamento para todos os slides. Fontes menores que 28 comprometem a visualização dos presentes, independente do espaço físico onde ocorrerá a apresentação.

5ª) Cuidar com a regra ortográfica, precisão na escrita e uso da Norma utilizada pela sua faculdade e a ABNT).

6ª) Prefira slide predominantemente branco com letras pretas. 

As vezes as cores ficam bonitas nos slides, mas não ficam bem visíveis na parede ou tela projetada, dependendo da luminosidade ambiente.

7ª) A linguagem utilizada na construção da pesquisa científica deve obedecer, preferencialmente, o modo impessoal evitando-se o uso da primeira pessoa do singular ou do plural (ex: eu entendo , ou nós entendemos).

8ª) As apresentações tem duração de 15 a 20 minutos. 

O aluno não deverá ultrapassar o tempo estabelecido. Após a apresentação o aluno será submetido à arguição dos avaliadores da banca.

9ª) Use entre 15 e 25 slides para a apresentação evitando assim o risco de “estourar” o tempo.

10ª) Treine a apresentação e cronometre o tempo gasto utilizando a maior parte dele para apresentar seus resultados e conclusões.

11ª) Os avaliadores deverão respeitar o tempo máximo de 10 minutos para suas principais considerações, devendo fazer suas anotações no exemplar do TCC para que o aluno e orientador procedam as alterações sugeridas pelo mesmo, caso julguem pertinentes.

12ª) Use vestimenta discreta, bem como maquiagem e adornos. Cuide da postura e dicção durante a apresentação. 

Lembre-se que a primeira impressão deixada é muito importante. Em geral “menos” pode significar “mais” quando se trata de apresentação pessoal.


EmoticonEmoticon