Modelo de Portfólio e TCC da Uninter

Modelo de portfólio e TCC da Uninter

Tanto o Portfólio Uninter como o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou Monografia dividem-se em três partes: Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Essas partes estão distribuídas nos chamados elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais, conforme as normas da ABNT. Trabalhos mais complexos como as monografias pede-se que compreendam um mínimo de 45 páginas, e o artigo um mínimo de 12 e um máximo de 20 páginas.




1 OS ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
A capa é um elemento obrigatório, e deve ser organizada na seguinte ordem:

a) Nome da Instituição com fonte tamanho 12 em negrito;


b) Autor;

c) Título do trabalho em negrito;

d) Subtítulo se houver;

e) Número de volumes (se houver mais de um);

f) Local (CIDADE) em caixa alta;

g) Ano da entrega.

A Folha de Rosto também é um elemento obrigatório, sua finalidade é apresentar elementos essenciais à identificação do Trabalho, como segue:

a) O nome do autor negrito, maiúsculo, centralizado e fonte normal;

b) Título centralizado após o nome do autores, maiúsculo, negrito e fonte normal;

c) Nota indicando a natureza acadêmica do trabalho (Monografia, Trabalho de Conclusão de Curso), o objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros), o nome da instituição e área de concentração;

d) O nome do professor;

e) Local da instituição onde o trabalho será apresentado;

f) Ano.

São elementos opcionais: Dedicatória, Agradecimentos, Epígrafe, todas as Listas, Glossário, Apêndice e Anexo.


O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do trabalho. Deve ser composto de uma sequência corrente de frases concisas e não de uma enumeração de tópicos. Apresentando-se em parágrafo único, utilizando o verbo na voz ativa e terceira pessoa do singular e espaçamento simples. Quanto a sua extensão os resumos devem ter:

a) de 150 a 500 palavras para os de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações, projetos e outros) e relatórios técnico-científicos;

b) de 100 a 250 palavras os de artigos de periódicos;


c) de 50 a 100 palavras os destinados a indicações breves.


Abaixo do Resumo devem figurar as palavras chave, precedidas da expressão 'Palavras-chave' e separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto.



2 ELEMENTOS TEXTUAIS

Introdução

Deve criar uma expectativa positiva e o interesse do leitor para a continuação da análise de todo artigo, apresentando o assunto, analisando a problemática que será investigada, definindo conceitos e especificando os termos adotados a fim de esclarecer o assunto.
Apresentação concisa dos pontos relevantes de um documento, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e a metodologia utilizada para alcançá-los.

Desenvolvimento

Parte principal, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, que variam em função da abordagem do tema e do método.

Quanto mais conhecimento a respeito, tanto mais estruturado e completo será o texto. A organização do conteúdo deve possuir uma ordem sequencial, em função da lógica inerente a qualquer assunto, que uma vez detectada, determina a ordem a ser adotada. 


Detalhamento dos itens como: tipo de pesquisa, população e amostragem, instrumentação, técnica para coleta de dados, tratamento estatístico, análise dos resultados, entre outros, podendo ser enriquecido com gráficos, tabelas e figuras. O título dessa seção não deve estampar a palavra "desenvolvimento" nem "corpo do trabalho", sendo escolhido um título original que englobe todo o tema abordado na seção, e subdividido conforme a necessidade.

Conclusão

A conclusão deve limitar-se a explicar brevemente as ideias que predominaram no texto como um todo, sem muitas polêmicas ou controvérsias, incluindo, no caso das pesquisas de campo, as principais considerações decorrentes da análise dos resultados. O autor pode nessa parte, conforme o tipo e objetivo da pesquisa, incluir no texto algumas recomendações gerais acerca de novos estudos, sensibilizar os leitores sobre fatos importantes, sugerir decisões urgentes ou práticas mais coerentes de pessoas ou grupos, dentre outras considerações finais.

3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS

Referências

Devem constar todas as fontes consultadas, inclusive as notas de rodapé bem como os endereços url dos sites visitados na pesquisa, devem ser apresentadas em ordem alfabética.

Glossário

É opcional. É a relação, de palavras ou expressões técnicas de uso restrito, que vem acompanhadas das respectivas definições, cujo objetivo é esclarecer o leitor e deve ser apresentado após as referências.

Anexos ou Apêndices

Anexos são documentos não elaborados pelo autor, que servem de fundamentação, comprovação ou ilustração, como mapas, leis, estatutos, entre outros.

Os apêndices devem constar após o glossário, e os anexos após os apêndices, ambos devem ser incluídos no sumário, porém não acompanhando a numeração.

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FONTE: Grupo Uninter

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