5 Dicas para escolher o tema do seu Portfólio ou TCC

Como escolher o assunto do seu Trabalho acadêmico


Confira no vídeo abaixo uma aula completa onde você irá aprender como escolher e estruturar um bom assunto e tema para seu trabalho acadêmico, seja portfólio, artigo científico, TCC, tese ou monografia.



O professor Douglas Tybel é pós graduado e tem larga experiência no ensino superior no Brasil e produziu esse material para auxiliar estudantes diante dos desafios na produção de conteúdo e elaboração de trabalhos.


ASSISTA AO VÍDEO:



Para mais informações sobre o conteúdo desse vídeo click aqui...

As dicas abaixo podem lhe ajudar também, veja alguns ingredientes que devem compor a sua escolha:

1 - IDENTIDADE


Procure desenvolver um assunto em seu trabalho para o qual você já se identifique de alguma forma, simplesmente liste todos os temas possíveis e observe o que mais lhe atrai, isso pode ser até subconsciente. 

2 - DISPONIBILIDADE 



Também precisa ser algo que não consuma todo o seu tempo e energia, por isso quanto mais afinidade, mais tempo você irá economizar.

3 - PERSPECTIVA


Seu trabalho será bem mais produtivo e prazerosa se estiver dentro da área de estudo que você já atua ou planeja atuar, por isso se você gosta muito de matemática não vá fazer uma pesquisa sobre saúde, entende?

4 - SIGNIFICATIVO



O que for ser feito precisa ser absolutamente útil, não apenas para sua aprovação como para benefício geral das pessoas, mesmo que os assuntos mais relevantes já estejam saturados é possível dá a sua contribuição e originalidade de forma pessoal.

5 - FONTES


Entenda bem essa questão da metodologia científica para embasar e citar todas as referências que for usar, quanto maior e melhor for a fonte, mais conceito será obtido. Nós temos aqui no blog os vídeos e materiais que poderão lhe ajudar nisso.
Qual está sendo sua maior dificuldade para elaborar seu trabalho? Deixe sua opinião sobre a aula e as dicas nos comentários abaixo...


EmoticonEmoticon