Modelo de resumo editável para trabalho acadêmico

Modelo de resumo em Word

Confira aqui um modelo de resumo expandido para elaborar sua atividade acadêmica.

O modelo está no formato doc do Word e ao baixar você já pode inserir as informações do seu resumo.

ORIENTAÇÕES


TÍTULO DO TRABALHO: LETRAS MAIÚSCULAS, UTILIZANDO FONTE ARIAL, TAMANHO 12, EM NEGRITO, CENTRALIZADO.

Nomes dos autores  , completo e sem abreviaturas começando pela maior titulação, Fonte Arial, Tamanho 10, Texto centralizado

INTRODUÇÃO

A seção Introdução deve ser breve e conter a justificativa do problema estudado de forma clara, utilizando-se revisão de literatura. O último parágrafo deve conter os objetivos do trabalho realizado.

METODOLOGIA

A seção Material e Métodos deve ser concisa, mas suficientemente clara, de modo que o leitor entenda e possa reproduzir os procedimentos utilizados. 

Deve conter as referências da metodologia de estudo e/ou análises laboratoriais empregadas.

RESULTADOS E DISCUSSÕES

A seção Resultados e Discussão deve conter os dados obtidos, podendo ser apresentados, também, na forma de Tabelas e/ou Figuras. 

A discussão dos resultados deve estar baseada e comparada com a literatura utilizada no trabalho de pesquisa, indicando sua relevância, vantagens e possíveis limitações. 

As Tabelas e/ou Figuras (fotografias, gráficos, desenhos) devem ser elaboradas de forma a apresentar qualidade necessária à boa reprodução. Devem ser gravadas no programa Word para possibilitar possíveis correções. 

Devem ser inseridas no texto e numeradas com algarismos arábicos. Nas Tabelas (sem negrito), o título deve ficar acima e nas Figuras (sem negrito), o título deve ficar abaixo. É recomendável evitar a apresentação dos mesmos dados na forma de Figuras e Tabelas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A seção Agradecimentos deve expressar os agradecimentos ao órgão que concedeu recursos, às instituições e às pessoas que contribuíram para o desenvolvimento da pesquisa  (exceto o professor orientador) seja em forma de apoio financeiro, de infra-estrutura ou científico.

REFERÊNCIAS 


Na seção Referências devem ser listados apenas os trabalhos mencionados no texto, em ordem alfabética do sobrenome, pelo primeiro autor. Dois ou mais autores, separar por ponto e vírgula. 

Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados. A ordem dos itens em cada referência deve obedecer às normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

MODELO RESUMO


Baixe aqui o modelo de resumo acadêmico em arquivo Word:

VEJA TAMBÉM


- Modelo Artigo Científico
- 6 modelos de Banner TCC


EmoticonEmoticon