Modelo de Artigo Científico para faculdade presencial e a distância (EAD)

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O objetivo deste documento é esclarecer aos interessados como deve ser o formato utilizado nos artigos a serem submetidos ao final de uma graduação presencial ou a distância. Este documento está escrito de acordo com o modelo indicado para a formatação dos artigos; assim, serve de referência, ao mesmo tempo em que comenta os diversos aspectos da formatação.

Observe as instruções e formate seu artigo de acordo com este padrão. Lembre-se que uma formatação correta contribui para uma boa avaliação do seu trabalho.

Você vai saber aqui como fazer um artigo científico padronizado, também vai poder baixar um modelo de artigo científico pronto, que com certeza irá lhe dar uma rota muito mais segura para elaborar o seu artigo científico rápido.


Se você estuda na Unopar, ou em qualquer outra faculdade EAD, poderá usar esse modelo  para fazer um artigo científico de serviço social, ou um artigo científico de administração, que são alguns dos cursos mais requisitados atualmente.


📝 FORMATAÇÃO GERAL


O artigo completo não deve exceder 30 (trinta) páginas. 

A margem superior e esquerda deve ter 3,0 cm e a inferior e direita deve ter 2,0 cm. 

O tamanho de página deve ser A4. 

Por favor, verifique esse aspecto, pois se o trabalho for elaborado no formato letter, prejudicará a formatação final do respectivo documento.


O artigo deve ser entregue impresso em 3 (três) vias para as devidas correções. Executadas as correções pelo acadêmico, o trabalho deverá ser entregue impresso (01 via) e em arquivo formato doc. 

Na seqüência, os passos da formatação são especificados e detalhados de Artigo científico EAD ou presencial.


TÍTULO


Deve estar na primeira linha da primeira página. Centralizado, letra Arial, tamanho 12, em negrito, caixa alta (todas em maiúsculo).


RESUMO


Duas linhas abaixo do título, o resumo deve ser no próprio idioma do trabalho, com no máximo 250 palavras. Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 10, com espaçamento entre linhas simples. A metodologia utilizada no trabalho deverá aparecer também no resumo.


PALAVRAS-CHAVE


imediatamente abaixo do resumo, devem ser informadas as palavras-chave, no mesmo idioma do artigo. Sugere-se a apresentação de três palavras-chave, com primeira letra de cada palavra em maiúscula e o restante em minúsculas seguidas de ponto final.


TÍTULOS DAS SEÇÕES


os títulos das seções do trabalho devem ser posicionados à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (1, 2, 3 etc.). Deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, em negrito. O título da primeira seção deve ser escrito em caixa alta.


SUBTÍTULOS DAS SEÇÕES


os subtítulos das seções do trabalho devem ser posicionado à esquerda, em negrito, numerados com algarismos arábicos (2.1; 2.2 ou 2.1.1, 2.1.2). Dever-se utilizar texto fonte Arial, tamanho 12, em negrito. 

Os subtítulos devem ser escritos com a primeira letra maiúscula e as demais minúsculas. Lembrando que nomes próprios deverão ser escritos com letra maiúscula.


CORPO DO TEXTO


Deve iniciar imediatamente abaixo do título das seções. 

Utiliza fonte Arial, tamanho 12, justificado na direita e esquerda, com espaçamento entre linhas 1,5 e entrada de parágrafo (primeira linha) de 1,25 cm.


NOTAS DE RODAPÉ


Poderão ser utilizadas para apresentar breves explicações, autores ou referências. Os nomes dos autores do trabalho deverão aparecer em ordem alfabética e seus currículos apresentados em nota de rodapé.


📊 TABELAS, QUADROS E FIGURAS



Os títulos das figuras e quadros devem vir abaixo dos mesmos e os títulos das tabelas devem vir acima das mesmas. Para melhor visualização dos objetos, deve ser previsto um espaço simples entre o texto-objeto e o título. 

Esses objetos e seus respectivos títulos devem ser centralizados na página (ver, por exemplo, Figura 1). Para os títulos, deve-se utilizar fonte Arial, tamanho 10, centralizado.


Figura 1- Carta de Crédito (a vista ou a prazo) 
Fonte: (BIZELLI; BARBOSA, 2001, p. 69).

Nos quadros e tabelas, deve ser usada, preferencialmente, a fonte Arial, tamanho 10. O estilo utilizado no interior de quadros, tabelas ou caixas de texto deve ser o estilo normal, o qual pode ser editado (alinhamento, espaçamento, tipo de fonte) conforme a necessidade.

Deve ser evitado o uso de objetos "flutuando sobre o texto". Em vez disso, utilizar a opção: ...formatar objeto ...layout ...alinhado. Preferencialmente na inserção de objetos e na colagem (usar “colar especial”) deve ser desabilitada a opção “flutuar no texto”.

O Quadro 1 apresenta o formato indicado para os quadros, enquanto que a Tabela 1 apresenta o formato indicado para as tabelas. 

Artigo científico download
Quadro 1- Título do quadro 
Fonte: (AUTOR1; AUTOR2, ano, p. xx). 



Artigo científico modelo de tabela
   Fonte: Secex (2016).

CITAÇÃO E FORMATAÇÃO DE REFERÊNCIAS


De acordo com Fulano (1997), citar corretamente a literatura é importante. Reparem que a citação de autores ao longo do texto é feita em letras minúsculas, enquanto que a citação de autores entre parênteses, ao final do parágrafo, deve ser feita em letra maiúscula, separados por ponto-e-vírgula no caso de mais autores, conforme indicado no próximo parágrafo.

Na verdade, citar trechos de trabalhos de outros autores, sem referenciar adequadamente, pode ser enquadrado como plágio. (BELTRANO; SICLANO, 2002).

Para a seção Referências, deve-se utilizar texto com fonte Arial, tamanho 12, espaçamento simples, prevendo espaço 1,5 entre referências, exatamente conforme aparece nas referências aleatórias incluídas a seguir. 

As referências devem aparecer em ordem alfabética e não devem ser numeradas. Todas as referências citadas no texto, e apenas estas, devem ser incluídas ao final, na seção “Referências”.

CONSIDERAÇÕES FINAIS


Retome os objetivos, discuta a metodologia utilizada e saliente os principais resultados, sua importância. Deixe bem claro qual a grande contribuição de seu estudo para a área de conhecimento, se houver pontos fortes e fracos, comente, e também proponha temas para estudos posteriores.

EXEMPLO DE  REFERÊNCIAS


ALFONS0-GOLDFARB, A. M.; MAIA, C. A. (Coord.) História da ciência: o mapa do conhecimento. Rio de Janeiro: Expressão e Cultura; São Paulo: EDUSP, 1995. 968 p. (América 500 anos, 2).

ARAUJO, U. A. M. Máscaras inteiriças Tukúna: possibilidades de estudo de artefatos de museu para o conhecimento do universo indígena. 1985. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) – Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, São Paulo, 1986.

BRASIL. Medida provisória nº 1.569-9, de 11 de dezembro de 1997. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 14 dez. 1997. Seção 1, p. 29514.

SILVA, I. G. Pena de morte para o nascituro. O Estado de São Paulo, São Paulo, 19 set. 1998. Disponível em: <http://www.providafamilia.org/pena_morte_nascituro.htm>. Acesso em: 19 set. 2016

ANEXO A – Título do anexo


Os anexos devem vir ao final do trabalho. 

Vale lembrar que o trabalho completo, incluindo as referências e os anexos, não deve exceder 30 páginas, e que os anexos deverão ser indicados ao longo do trabalho. 

Quando for referenciado no meio da frase deverá ser escrito Anexo A, e ao final ANEXO A.

ASSINATURAS


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CONCLUSÃO


Você aprendeu aqui como elaborar um trabalho acadêmico a partir de um modelo de Artigo Científico para faculdade presencial e a distância (EAD), também pôde fazer o download do arquivo em Word para editar facilmente, e também obteve todas as orientações e dicas de especialistas para lhe ajudar em suas tarefas, se esse conteúdo lhe ajudou deixe seu comentário logo abaixo e compartilhe!

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