Como fazer pesquisa Bibliográfica

pesquisa bibliografica como fazer

A pesquisa bibliográfica é uma etapa fundamental em todo trabalho científico que influenciará todas as etapas de uma pesquisa, na medida em que der o embasamento teórico em que se baseará o trabalho. 

Consistem no levantamento, seleção, fichamento e arquivamento de informações relacionadas à pesquisa.

É imprescindível, portanto, antes de todo e qualquer trabalho científico fazer uma pesquisa bibliográfica exaustiva sobre o tema em questão, e não começar a coleta de dados e depois fazer a revisão de literatura, como algumas vezes se observa em alguns profissionais de saúde e acadêmicos no início de formação científica. 

Essa pesquisa bibliográfica tem os seguintes objetivos:

• Fazer um histórico sobre o tema.

• Atualizar-se sobre o tema escolhido.

• Encontrar respostas aos problemas formulados.

• Levantar contradições sobre o tema.

• Evitar repetição de trabalhos já realizados.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA


REFERÊNCIA: colocar as referências bibliográficas segundo as normas da ABNT ou do estilo Vancouver, de modo que possa referenciar em seu trabalho, quando necessário.

PALAVRAS-CHAVE: anotar as palavras chaves (key words) do trabalho. Pode usar as do próprio artigo ou acrescentar as suas, de maneira que permita posteriormente encontrar tal artigo.

OBJETIVOS: Identificar precisamente os objetivos do trabalho.

DELINEAMENTO: descrever o delineamento utilizado na pesquisa e o período em que foi realizado.

LOCAL: anotar o local onde foi realizado, incluindo cidade e país.

PARTICIPANTES: escrever o número de participantes e como eles foram selecionados para a pesquisa.

MEDIDAS E PRINCIPAIS RESULTADOS: descrever as medidas e a definição das principais variáveis. Os resultados relevantes devem ser anotados, como as medidas de associação (risco relativo, razão de prevalência ou “odds ratio”), com seus respectivos intervalos de confiança ou nível de significância (p valor). 

Quando o trabalho for descritivo anotar as principais características do problema ou do caso clínico. Nos casos de trabalho qualitativo narrar os achados e as conclusões do autor.

COMENTÁRIOS: fazer comentários pessoais sobre a qualidade do artigo lido, como as suas principais conclusões, a importância desse estudo para o desenvolvimento científico e o impacto desse artigo na comunidade.

Comentar os problemas metodológicos existentes, como erro na seleção da amostra, vícios ou viés de seleção, erro de aferição ou falta de controle dos fatores de confusão. 

Ao final procurar qualificar este artigo em termos de excelência e sugerir possíveis outros trabalhos. Vale ressaltar que esta é uma das etapas mais importantes, pois refletirá uma leitura crítica e

participativa do artigo e não a sua mera leitura.

BAIXAR PDF


Baixe aqui uma apostila em PDF com instruções precisas sobre como elaborar uma pesquisa bibliográfica corretamente:
Conheça o método TCC em Blocos AQUI.


EmoticonEmoticon