Manual prático para elaboração de monografias

Manual elaboração de monografias

Este guia baseou-se nas normas internacionais do grupo de editores científicos da área médica, em Vancouver, denominado Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (International Committee of Medical Journals Editors – ICMJE), conhecida como Estilo Vancouver, cuja última revisão foi disponibilizada em setembro de 2011 e nas normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, com algumas adaptações para a Escola de Enfermagem da USP.

DISSERTAÇÃO


Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. 

Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre (ABNT, 2011a).

TESE


Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. 

É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou similar (ABNT, 2011a).

MONOGRAFIA


Trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento. 

Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador (ABNT, 2011a).

PROJETO DE PESQUISA


Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura. (ABNT, 2011b). 

O projeto de pesquisa segue as mesmas orientações de estrutura das dissertações, teses e monografias, com acréscimo dos recursos utilizados e do cronograma, estabelecidos pela norma de apresentação de projeto de pesquisa NBR 15.287 (ABNT, 2011b).

MANUAL PDF


Baixe agora o manual completo (apostila com 110 páginas) com todas as informações para elaboração de monografias e outros trabalhos acadêmicos:

O que achou desse material?


EmoticonEmoticon