3 Modelos de Fichamento em Word

3 Modelos de Fichamento em Word

“O fichamento é uma forma organizada de se ter as informações de textos que lemos, sejam livros ou artigos” (p. 1).

“O fichamento bibliográfico consiste em uma resenha ou comentário que dê ideia do que trata a obra, sempre com indicação completa da fonte” (p. 1).

“Fazer uma leitura de todo o texto, ou do capítulo do livro, para somente se inteirar do assunto tratado” (p. 2).

“Tudo pode ser feito em modelo texto, mas também pode ser organizado como tabelas dentro de documentos do Word, ou mesmo em fichas de papelão compradas para isso” (p. 4).


FICHAMENTO


A ideia do autor é tratar das metodologias sobre realização de fichamentos, dando diversas demonstrações práticas. 

Há uma explicação simples e prática sobre o assunto, ressaltando as formas e os modelos pelos quais um fichamento ocorre e como realiza-lo.

As ideias centrais são: 1) o que é fichamento; 2) como é classificado; 3) como iniciar o fichamento; 3) na prática como é; 4) modelo de fichamento.

O fichamento faz parte da metodologia da pesquisa científica e por isso existem normas a serem seguidas. As normas seguidas na FTSA são da ABNT.

- BAIXE AGORA: e-Book Grátis para concurseiros!

Muitas faculdades e cursos orientam de maneira diferente como fazer um fichamento. 

Em primeira vista isso pode dificultar o entendimento e o aprendizado, porém, longe disso, é uma forma de também estimular o desenvolvimento do/a estudante de modo a fazê-lo pensar e escolher o modelo, de acordo com as normas, de se fazer cada modelo de fichamento.

Penso que deveríamos ter mais modelos práticos, que nos levassem a enxergar o produto final do fichamento e assim assimilaríamos mais como executar a tarefa.

BAIXAR FICHAMENTO


Acesse aqui os três modelos de fichamento em arquivos do Word (.doc):
OBS: Não peça para editar o arquivo, esse documento só pode ser editado quando você fizer o download para seu computador, não é possível edita-lo no drive do seu celular.

VEJA TAMBÉM


- Como Baixar Arquivo do Google Docs
- 7 Dicas Para Tirar 10 na Prova
- 6 Dicas Pesquisar Conteúdo Para Portfólio

1 comentários so far

Obrigada! Muito bom o seu conteúdo!!


EmoticonEmoticon