Regras da ABNT Para Formatar Trabalho Acadêmico UNOPAR

Regras ABNT UNOPAR

Todos os trabalhos e portfólios da Unopar como de outras universidades EAD seguem normas estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT. 

Confira abaixo como funcionam essas normas. 

1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS 


São as páginas que antecedem o corpo (introdução, desenvolvimento, conclusão e referências) do trabalho. Sendo indispensáveis à maioria dos trabalhos acadêmicos e incluem:

a) a capa
b) folha de rosto, e
c) índice ou sumário.



A CAPA DO TRABALHO ACADÊMICO


Margens superior e esquerda: 3cm 

Margens inferior e direita: 2cm

Letra: Arial ou Times

Tamanho da letra: 14 (maiúscula) e do título 16

Trabalho corretamente digitado e impresso em folha A4.

Conforme padrão da instituição na folha de capa deve conter:


Capa trabalho Unopar


a) no cabeçalho constam o nome da instituição e o curso;

b) em seguida, aparece o nome do aluno;

c) abaixo do nome do aluno está o título do trabalho;

d) segue-se local, ano e semestre de realização do trabalho.


A FOLHA DE ROSTO DO PORTFÓLIO DEVE CONTER:



O nome autor do aluno ou equipe (grupo) no topo da página;

O título do trabalho e subtítulo;

Após o título, há um texto de apresentação;

Se for TCC segue-se o nome do orientador;

Indicação de local, mês e ano de realização do trabalho.

Entre a folha de rosto e a introdução podem constar:


a) Epígrafe - citação chaves ligadas ao tema do trabalho; 

b) Apresentação - especificando o motivo da realização do trabalho;

c) Sumário - tópicos e sub-tópicos do conteúdo;

d) Índice - para trabalho com conteúdos isolados. 


SUMÁRIO


Para trabalhos de Portfólio, TCC, Monografias, Dissertações e Teses, usa-se "Sumário". 

O sumário deve apresentar o número da página de cada conteúdo dos itens ou capítulos.

Títulos e subtítulos com letras diferenciadas, usa-se maiúscula com negrito em títulos e maiúscula sem negrito em subtítulos.

Monografias, dissertações e teses também podem constar: 

Ficha catalográfica; errata; folha de aprovação; dedicatória; agradecimentos, resumo e listas de abreviaturas, de tabelas, de figuras e de gráficos.

2 ELEMENTOS TEXTUAIS (Desenvolvimento)


O corpo do portfólio pode ser um resumo, resenha, artigo, projeto, relatório de estágio, monografia, dissertação, TCC, tese entre outros. 

Fica organizado entre o pré-texto (apresentado acima) e os elementos pós-textuais. 

Geralmente é como uma redação que deve ser digitada com letra tamanho 12, e com espaçamento de parágrafos de 1,5pt entre linhas. 

Recuo na primeira linha de até 2cm ou espaçamento de 12pt entre eles. 

1 CITAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS


A citação é uma referência de outro autor no texto. O escritor cita essas ideias e deve indicar a fonte de onde foi extraída a citação, como livros, revistas, jornais, anais, leis e endereços da internet. Os dados das fontes das citações devem ser completos para viabilizar a localização de quem nelas queira buscar aprofundamento. 

Nos trabalhos da Unopar essas fontes são listadas no fim do texto sob o título de “Referências Bibliográficas” mas em outras faculdades podem ser colocados em notas de rodapé. Observando-se a contracapa de livros e as últimas folhas de artigos científicos, pode-se encontrar os dados completos das fontes e autores. E são indicadas pelo sistema autor-data ou pelo sistema numérico, ambos descritos a seguir.




OS 3 TIPOS DE CITAÇÃO 


1 - CITAÇÃO DIRETA


É a transcrição literal de um texto ou de parte dele podendo ser:

a) curta
b) longa
c) com omissão de trechos;
d) com destaques a trechos;
e) acrescidas de explicações.

Citação com até três linhas (curta)

As citações curtas, de, no máximo duas linhas, são aquelas inseridas entre aspas dentro dos parágrafos, devendo seguir quanto a isso a mesma estrutura da letra do mesmo em forma e tamanho. Não sendo colocadas em itálico, negrito, sublinhado. Se existirem aspas dentro do texto citado, estas devem ser substituídas por apóstrofo para não se confundirem com as aspas que delimitam a citação:

EX:

O geocentrismo é o “resultado da multiplicação da intensificação das relações que se estabelecem entre agentes geográficos situados em outros pontos ‘constituindo um processo’ que requer a abertura dos métodos educacionais”. 

Citação longa (mais de 3 linhas)

Devem aparecer em parágrafo à parte, sem aspas, com letra menor tipo fonte 10 e espaçamento simples, além de recuo de 4cm da margem direita em todas as linhas. 

EX:

A importância da produção de algodão nacional já foi destacada em 1985. Considerando o período como um todo, sua participação na área cultivada total praticamente não se altera (8,6% em 1965; 9,0% em 1980) e aumenta o seu nível de produção em cerca de 60%. Dessa forma, os Estados de Minas e Paraíba, com apenas 18,% da área dedicada ao cultivo no Brasil, eram responsáveis por 73% da produção nacional em 1983. (Autor Ano)


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Omissão em citação

Não é necessário copiar todo o trecho de um texto que se deseja citar. Pode-se suprimir parte de sua seqüência de forma que não altere o seu sentido. indicando para tanto, o uso de reticências entre colchetes [...]. 

EX:

A base técnica da produção agropecuária “[...] traz como conseqüência uma organização da produção, com o uso dessa ferramenta promovendo um aumento na produtividade da mão de obra”. 

Destaque em citações

Usa-se negrito seguido da expressão sem grifo no original, entre colchetes, imediatamente após a palavra ou frase para dar destaque a palavras ou frases em citações, deixando tácito que essa ênfase não aparece no texto original.

EX:

“A anuência do mercado consumidor diferenciado [sem grifo no original] e de atividades de produtos agrícolas com ligações conexas criaram as bases da urbanização.” 


a) Acréscimos e/ou explicações em citações devem aparecer entre colchetes;

EX:

"Não iremos desconsiderar essa crise [refere-se aos incidentes] alvoroçada." 

b) Incorreções e incoerências na citação são indicadas pela sigla [sic], entre colchetes, imediatamente após a ocorrência;

EX:

"Alguns país [sic] ibero-americanos convergem da abordagem econômica internacional."

O “sic” aqui é  significa “assim mesmo” e serve para que o leitor entenda que o erro não foi cometido por quem citou e sim pelo autor da obra original. 

c) Dúvidas em citação usa-se o ponto de interrogação [?] entre colchetes, após a palavra que as gerou.

Exemplo: 

"Mulheres submissas são inculpadas [?] de seus desvelos."


3 - CITAÇÃO INDIRETA


Consiste na reprodução não literal das ideias de outro autor, ao invés de copiar literalmente o que foi apresentado por um autor consultado, faz-se uso das próprias palavras ou uma síntese do pensamento captado. por causa disso, citação indireta não é colocada entre aspas nem em outro parágrafo. Porém, deve-se indicar a fonte. 

Paráfrase é a reprodução das ideias do autor com palavras próprias. 

E Condensação a síntese, sem alteração, das ideias do autor. 

EX:

Segundo ALVES (1985), o país atravessa uma estrondosa crise ecológica refletindo o aumento da cultura populista dos mercados emergentes.

4 - CITAÇÃO DE CITAÇÃO


É extrair da obra de um autor uma citação que ele tenha feito de um outro autor. Ocorre como referência a um documento ao qual não se teve acesso, mas do qual se tomou conhecimento. Indicando o nome do autor original, seguido da expressão “citado por” ou “apud” e do nome do autor da obra consultada. Todavia, apenas o autor da obra consultada é mencionado na bibliografia. 

EX:

Segundo Kotler, citado por Kolin (2003, p. 427), “as democracias que experimentaram o socialismo perceberam uma realidade contrastante bem mais aguda que as sociedades capitalistas.” 

A parte que diz 'citado por Kolin' pode ser substituída sem nenhum prejuízo por 'apud Kolin'. 


REFERÊNCIAS

Devem obedecer por padrão a NBR-6023/2002 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). 

Devidamente ordenadas por ordem alfabética, a partir do sobrenome do primeiro autor. 

Em referências com até três autores, todos podem ser citados, separados por ponto e vírgula. Nas com mais de três deve-se citar somente o primeiro autor, seguido da expressão et al. 

EX:

a) Três autores

COELHO, Pedro; SILAS, James; NIEGLE, Petter. Desvios congruentes: processo de aprendizagem. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2011.

b) Mais de três autores

COELHO, Pedro et al. Nuanças do beco. Rio de Janeiro: Petrópolis, 2011.


NOTAS


Quando existirem, devem ser numeradas sequencialmente e colocadas no final do artigo, antes das referências bibliográficas, tendo a atenção de não incluir nelas, referências bibliográficas.  

CITAÇÕES NO TEXTO


Tanto no texto como nas tabelas e figuras deve ser feita a indicação do(s) nome(s) do(s) autor(es), do ano de publicação e n da página. 

EX: (LOPES, 1997, p. 237). 

Se forem 2 autores, cita-se ambos, separados por ponto e vírgula. 

EX: (LOPES; OLIVEIRA, 1997, p. 237). 

Se forem mais de três autores, cita-se o primeiro autor seguido da expressão et al. 

EX: (LOPES et al, 1997, p. 237). 

ORGANIZANDO AS REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Referencias Unopar

a) LIVROS COM 1 AUTOR


VISIGOTO, F. Promoção e a era do capital básico. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2001.

b) LIVROS COM 2 AUTORES


BARTERX, R.; KLOUDMAN, N. O novo papel empreendedor: a geração Y tecnológica. Rio de Janeiro: NovaTEC, 1999.

c) CAPÍTULOS DE LIVROS


BATISTA, F. Neocapitalismo à parmesiana. In: GENTE EFICAZ, P. (Org.). Pós-neocapitalismo: as políticas agrárias e o estado islâmico. Curitiba: Terra Plana, 1985. p. 22-31.

d) ARTIGOS PERIÓDICOS (mais de 3 autores)


PODWSKF, P.M. et al.  Liderança e seus efeitos sobre a confiança dos seguidores no líder, satisfação e comportamentos de cidadania organizacional. Leadership Quarterly, Greenwich, Conn., v. 1, n. 2, p. 102-140, 1991.

e) TESES


CARVALHAIS, V.Y.J. O ensino do manejo digital para a criatividade: uma análise empírica. 1993. 329 f. Tese (doutorado) – Faculdade de Educação. Universidade Federal de Campina Grande, PB.

f) ARTIGO DE PERIÓDICO (web site)


AQUILES, F.W.; MESSIS, Q.G. As vertentes da formação discente laica: a propositura reflexa imperante. Educa mais, Minas Gerais, v. 27, n. 2, p. 211-227, jul. 2001. Disponível em 'url do site aqui': Acesso em 17 Abr. 2012.

g) e-BOOK (Livro eletrônico) 


RIO DE JANEIRO (Estado). Entendendo o macro crescimento. Rio de Janeiro, 1996. v. 2. Disponível em 'url do site sem aspas': Acesso em 18 mai. 1996.

h) ARTIGO DE JORNAL


DRUMENSTEIN, F. Escola nova vida. Folha de S. Paulo, São Paulo, 16 jun. 2012. Folha Campinas, p. 23.


i) DECRETOS E LEIS


BRASIL. Decreto n. 3.152, de 14 de Abril de 1992. Regulamenta o art. 21 da Lei n. 7.254, de 9 de Abril de 1992, que dispõe sobre a categoria dos aposentados contemplados pela jurisprudência, e dá outras providências. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, n. 19, p. 1535-1587, 21 Abril. 1992. Seção 1.

j) CONSTITUIÇÃO FEDERAL


BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.

k) RELATÓRIO OFICIAL


UNIVERSIDADE ESTADUAL DA BAHIA. Relatório 1998. Salvador, 1989.
(mimeogr.)

l) GRAVAÇÃO DE VÍDEO


VIRA-COPOS: o índio de casaca. Rio de Janeiro: Manchete Vídeo, 1987. 1 videocassete (120 min.):VHS, son., color.

M) TABELAS E FIGURAS


Numeradas consecutivamente, em algarismo arábico, na ordem em que forem citadas, encabeçadas pelo respectivo título.

Quadros são identificados como tabelas, seguindo uma única numeração em todo o texto. As ilustrações (fotografias, desenhos, gráficos etc.) são consideradas figuras. Devem ser numeradas, consecutivamente, com algarismos arábicos na ordem citada.

PARA NORMAS COMPLEMENTARES ACESSE -> MODELO DE TCC UNOPAR

VEJA TAMBÉM


- Passo a Passo: Formatando um TCC no Word
- Inserindo Números de Página Corretamente
- Modelo de Relatório de Estágio

1 comentários so far

Muito bom o conteúdo! Mas tenho dúvidas ainda! Abraço e Parabéns pela página.


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