Como fazer o TCC Unopar, veja as orientações e baixe o modelo

Modelo de TCC e monografia Unopar

O portfólio individual que era uma obrigação acadêmica da Unopar que foi extinta em 2016, porém agora os alunos terão que elaborar além do trabalho em grupo a cada semestre, um trabalho individual uma única vez durante a graduação para corresponder à tarefa de conclusão de curso (TCC) a ser apresentada no último período letivo.

Aqui nesse artigo você vai poder conferir como fazer o TCC da Unopar conforme as normas da ABNT, e ainda baixar um modelo pré configurado para ir organizando seu conteúdo de pesquisa, isso com certeza irá facilitar sua vida e dá um ponto de partida para seu trabalho de conclusão de curso ou monografia. 




CONFIGURAÇÃO BÁSICA E ESTRUTURAL DO TRABALHO ACADÊMICO UNOPAR

 
ASPECTOS NORMATIVOS E TIPOGRÁFICOS

Papel A4 (210x297mm), a escrita deve ser na cor preta, exceto as ilustrações, recomenda-se o anverso (frente) do papel e se necessário, utilizar o verso

MARGENS USADAS NO ARQUIVO



Superior  3,0 cm
Inferior  2,0 cm
Esquerda  3,0 cm
Direita  2,0 cm
Cabeçalho 2,0 cm
Rodapé 0,5 cm

Fonte ARIAL TAMANHO DA FONTE 12 para o texto corrido e para os títulos das seções, tanto aqueles com ou sem indicativo numérico, e 10 para citações longas (com mais de três linhas), notas de rodapé, paginação, conteúdo interno das tabelas e quadros e legenda das ilustrações e tabelas

ALÍNEAS E SUBALÍNEAS



Dentre os trabalhos acadêmicos, podemos destacar os mais importantes:
a) tese, para a obtenção do título de doutor;
b) dissertação, para a obtenção do título de mestre; e
c) monografia, para a obtenção do título de especialista.

Folhas pré textuais são contadas (com exceção da capa), mas não numeradas, folhas textuais são numeradas sequencialmente em algarismos arábicos (11, 12, 13, ...), localizados no lado direito da extremidade superior da folha, a 2 cm da margem superior, em fonte Arial, tamanho 10 e folhas pós textuais são numeradas na mesma sequência do texto, até o término do trabalho. Na impossibilidade de numerá-las, contar e continuar a numeração nas demais.


ACOMPANHE O DOCUMENTO OFICIAL COM AS NORMAS ABNT





ELEMENTOS PRÉ TEXTUAIS

 
A CAPA deve ter fonte Arial com alinhamento centralizado tamanho 14 e todas letras em Maiúsculas, além do título e subtítulo do trabalho, e por último, no rodapé, a cidade e o ano.

EM SEGUIDA VÊM:
FOLHA DE ROSTO

FOLHA DE APROVAÇÃO

DEDICATÓRIA

AGRADECIMENTOS

EPÍGRAFE

RESUMO NA LÍNGUA VERNÁCULA

RESUMO NA LÍNGUA ESTRANGEIRA

E itens condicionados à necessidade que são:

LISTA DE FIGURAS

LISTA DE TABELAS

LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

LISTA DE SÍMBOLOS

No SUMÁRIO os indicativos das seções devem aparecer da mesma forma que apareceram no texto;

Os ELEMENTOS TEXTUAIS incluem introdução, desenvolvimento que pode ser dividido em seções, de acordo com o tipo de trabalho, seguindo a estrutura recomendada pelo orientador para a abordagem do tema e por último, a conclusão.

ELEMENTOS PÓS TEXTUAIS

 
As REFERÊNCIAS é um elemento obrigatório e deve listar todos os documentos utilizados e citados, como também o material consultado.
 

Tanto o APÊNDICE como o ANEXO são elementos opcionais, que consistem em textos ou documentos elaborados pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho.

CONFIRA O MODELO DE TCC UNOPAR ABAIXO





Agora que você chegou até aqui e viu todos os procedimentos para elaborar um TCC isso é um sinal que realmente tem interesse em aperfeiçoar suas habilidades acadêmicas. 

Diante disso faça o download desse modelo e das demais orientações e normas ABNT no link abaixo e conheça nosso pacote de modelos Premium.

CONCLUSÃO


Nesse artigo você conferiu todas as orientações para elaborar o trabalho de conclusão de curso (TCC) ou monografia da Unopar, sua opinião é muito importante, por isso deixe um comentário com suas dúvidas, agradecimento ou sugestões logo abaixo e compartilhe esse post com seus amigos nas redes sociais. 

3 comentários

O TCC na UNOPAR é defendido só na escrita ou tem a defesa oral, a apresentação no polo? Essa pergunta é referente ao cursos no ead 100% online.

Olá bom dia!!
Gostei muito, acho bem interessante, consegui aprender muito com todas as informações que vocês passaram, inclusive estou fazendo um portfólio e entregarei em breve.
Muito obrigada pelas informações 🙏

O modelo serve também para a pós graduação??


EmoticonEmoticon