6 Técnicas para pesquisar conteúdo para seu Portfólio ou TCC

Como pesquisar conteúdo para trabalho academico


Nesse vídeo o professor Douglas Tybel passa todas as informações necessárias para você estruturar passo por passo a pesquisa do conteúdo a ser colocado em seu trabalho acadêmico, seja um Portfólio, artigo, monografia ou TCC.


A aula está organizada em forma de mapa mental, acompanhe e tire bom proveito desse material.

VÍDEO AULA



Click aqui para saber mais sobre o material do professor Douglas, e para obter melhor resultado em suas buscas atente para as dicas abaixo.

1 - TOME NOTA: Procure estar ligado quando surgir uma ideia chave que seja útil para seu trabalho e de imediato anote ela em um bloco ou num aplicativo do celular, isso pode fazer grande diferença.

2 - ESTEJA ATUALIZADO(A): Quando estiver vendo TV ou navegando aleatoriamente na web e até mesmo no Facebook, procure ficar antenado com assuntos que falam a respeito dos temas que você planeja abordar em seu trabalho, essa é uma forma de incrementar o que existe de mais relevante e atual.

3 - VÁ AOS LIVROS: A busca na internet é indispensável hoje em dia, mas a maioria dos bons conteúdos ainda estão em outros idiomas, veja sobre isso na próxima dica. Os livros impressos continuam sendo a maior fonte de recursos para trabalhos acadêmicos, por isso saiba procurar neles.

4 - USE O MELHOR DA INTERNET: O Brasil ainda está começando no quesito produção de conteúdo para web em comparação com a América do norte, no entanto já existe muita coisa boa que você pode pesquisar e que com certeza trarão excelentes resultados em seus estudos, use o Google acadêmico, que é a melhor ferramenta da área, possuindo o mais amplo acervo relacionado.

5 - FAÇA CONTATO: Você é a média das 5 pessoas mais próximas, essa é uma frase sobre relacionamentos mas pode muito bem ser aplicada a esse contexto de estudo e aprendizado, procure acompanhar o que os especialistas na sua área de pesquisa estão falando e produzindo, uma boa opção é procurar por algum PodCast de sua referência, esse modelo está bombando atualmente.

6 - CONHEÇA O CAMPO: Vá até locais físicos em sua cidade que desenvolvam trabalhos associados ao seu assunto de pesquisa, nada pode ser mais efetivo e substancial do que vivenciar na prática a realidade daquilo que esteja tentando descobrir.

Espero que tenha gostado das dicas e do vídeo, deixe um comentário no final da página e nos diga o que achou da aula e quais são suas dúvidas.


EmoticonEmoticon