Fazer trabalho acadêmico em grupo Online (No Google Docs)

fazer trabalho google docs

A ferramenta Google Drive apresenta grande potencial para ser utilizada na produção de matérias colaborativos, devido sua praticidade e portabilidade, seu uso torna-se viável além de agregar grande valor à produção de trabalhos acadêmicos dos alunos.

O Google Drive, apesar de simples, é composta de vários componentes que podem atuar como mediadores na EAD, assim, a ferramenta torna-se completa, disponibilizando em um único lugar vários componentes que auxiliam no desenvolvimento de trabalhos, sempre oferecendo praticidade e comodidade aos seus usuários. 

Deste modo, a ferramenta Google Drive apresenta grande eficácia na construção colaborativa de trabalhos acadêmicos, principalmente na modalidade EAD, de forma que todos os envolvidos, independentemente da sua localização geográfica, podem contribuir com a construção dos trabalhos acadêmicos.

PASSO A PASSO


O uso do Google Drive na elaboração de trabalhos acadêmicos, mostrou-se eficaz devido aos seus vários complementos, principalmente na modalidade EAD, onde os envolvidos estão geograficamente separados.

O que é?


Google Drive é um serviço de computação em nuvens (metáfora para internet) que fornece armazenamento online de arquivos como: fotos, documentos, apresentações, planilhas, desenhos, vídeos entre outros. A ferramenta não restringe formato de arquivo, assim sendo é possível armazenar qualquer tipo de arquivo.

Quanto ao espaço disponibilizado, os usuários têm gratuitamente 15 gigas para realizar os upload dos seus arquivos.

Ainda no site oficial do Google Drive, é apontado como sendo uma das praticidades oferecida pela ferramenta é a consulta dos arquivos armazenados em qualquer lugar e momento, a partir de qualquer dispositivo conectado à internet, seja um smartphone, tablet, notebook, computador etc. 

Portanto independentemente do lugar, o usuário tem acesso aos seus arquivos.

Outro recurso é o compartilhamento dos arquivos em nuvem, possibilitando que outras pessoas possam ver, transferir ou ainda colaborar com os arquivos compartilhados, evitando o anexos por e-mail e versões desatualizadas.

Todas as ferramentas são acessíveis após a efetuação do login, pelo qual o usuário terá acesso ao ambiente do Google Drive, possibilitando a criação e edição de arquivos. 

Como mencionado anteriormente, a recurso não faz restrição de formato de arquivos, logo o usuário poderá realizar o upload de vários arquivos e organizá-los em diretórios, compartilhar com outros colaboradores e sincronizar com dispositivos com acesso à internet.

Veja aqui como editar passo a passo um trabalho acadêmico usando o editor do Google Docs.

Para começar a elaborar os trabalhos colaborativos com a ferramenta, é preciso que o usuário tenha uma conta registrada na empresa Google, disponibilizada gratuitamente. 

Para acessar o ambiente, visando maior segurança, é necessário efetuar o login com usuário e senha no Google Drive

Assim, após logado, o usuário terá acesso a raiz do seu Drive (ou tela principal), com uma interface intuitiva e amigável de fácil usabilidade.

Na tela principal, no canto esquerdo superior há um botão escrito “Novo”, ao clicar, o usuário pode criar: Pastas Documentos; Planilhas; Apresentações; Formulários; Desenhos e Sites. Sendo possível ainda fazer upload de arquivos e pastas e adicionar outros apps.

Para o desenvolvimento de trabalhos acadêmicos, é utilizado o complemento “Documentos Google”, assim, ao clicar na opção “Documentos Google”, o usuário será direcionado a uma nova janela onde será carregada a interface do “Documentos Google”.

Antes de começar a escrita, necessário se faz que o proprietário (usuário que criou o arquivo) faça o compartilhamento com os outros colaboradores, para que os mesmos, também tenham acesso ao documento. 

Porém, para que seja realizado o compartilhamento do arquivo, a ferramenta exige que o documento apresente um título. Assim, para definir o título basta clicar no canto esquerdo superior, no campo “Documento sem título”, e digitar o título desejado.

Uma vez nomeado, o documento pode ser compartilhado com os demais colaboradores. 

Desta forma, no canto direito superior, há um botão “Compartilhar”, que ao ser clicado, carregará uma janela de compartilhamento como essa: 

trabalho em grupo google docs

Nela, o usuário irá informar o E-mail dos colaboradores que deseja adicionar e sendo opcional, uma mensagem informando previamente do que o trabalho se trata. 

Feito o preenchimento dos e-mails e da mensagem, basta clicar no botão “Enviar”, e, automaticamente o usuário voltará para a página do Documento que já estará compartilhado.

INSTRUÇÕES PDF


Confira nesse documento PDF todas as orientações sobre como enquadrar seu trabalho acadêmico nas normas ABNT usando o Google Docs:

VEJA TAMBÉM




EmoticonEmoticon