Depoimento sobre o Curso 'TCC em Blocos'

tcc em blocos depoimento

São Paulo 9 de novembro de 2016

A Douglas Tybel e sua equipe,

O objetivo geral desta carta consiste em simplesmente descrever minhas experiências e impressões com relação ao 'TCC em blocos' desenvolvido por Douglas Tybel do guia da Monografia. 

Este meu relato é constituído de três momentos que serão descritos ao longo desta carta.

O primeiro momento corresponde ao período antes da escrita do meu TCC.

Ao final de uma graduação, somos constantemente lembrados da importância e necessidade da escrita do famigerado Trabalho de Conclusão de Curso ou simplesmente chamado de TCC". 


De forma geral, lendas e histórias de experiências de alunos de períodos anteriores nos levam a crer que existe algo de aterrorizante com relação a este trabalho.

De forma geral, esta interpretação equivocada leva muitas a se desesperarem por algo cuja finalidade não é essa exatamente. Na minha visão, o TCC trata-se de uma forma de sintetizar tudo aquilo que você foi capaz de desenvolver ao longo de seus estudos, seja na Graduação, seja na Pós-graduação ou no Doutorado, por exemplo.

Partindo deste ponto de vista, procurei por informações, livros e materiais que me conduzissem a melhor forma com a qual meu trabalho científico pudesse ser escrito. Contudo, poucos foram os materiais que realmente contribuíram para uma escrita eficiente e adequada.

Nesta busca incessante por um excelente material de apoio, me deparei com o Ebook desenvolvido por Douglas Tybel do guia da monografia. Este material não só prometia a escrita adequada como também a escrita do Trabalho de Conclusão de Curso em apenas sete dias. 

No começo não acreditei que isto fosse verdadeiro mas, e depois de muito pensar, decidi adquirir este material e ver se ele realmente prometia o que dizia.

Meu segundo momento correspondeu à escrita do TCC. Quando comecei a ver, não acreditei que algo que sempre era considerado complicado de ser escrito de forma eficiente e adequada fosse tão simples quanto o material mostrava. 

Além disso, outro fator que me chamou a atenção foi o nível de comprometimento do autor, uma vez que sempre se mostrou prestativo ao retirar quaisquer que fossem as dúvidas que eu apresentei durante a escrita do meu TCC.

Após sete dias, eu finalizei a escrita do meu TCC. Como ainda estava em dúvida se o mesmo encontrava-se realmente dentro dos parâmetros e escrito de forma adequada, eu o encaminhei para minha orientadora que elogiou bastante o trabalho desenvolvido e comparou o nível de qualidade a qual o mesmo se encontrava à uma dissertação de mestrado. 

Ao contrário da maioria, que sente dor, ódio e sofrimento ao escrever o TCC, com o material apresentado eu aproveitei cada momento de seu desenvolvimento, por mais trabalhoso que algumas seções mostraram-se ser.

Por fim, o terceiro momento corresponde a minha apresentação de defesa. Novamente, histórias e lendas não faltam para momentos como estes. 

Contudo, mais uma vez permaneci tranquilo quanto a minha apresentação, uma vez que participei ativamente do processo de escrita do meu trabalho e conhecia-o profundamente. 

Depois da apresentação, a avaliação da banca examinadora não me surpreendeu, uma vez que a mesma elogiou profundamente meu trabalho tanto pela escrita quanto pela organização e qualidade a qual o mesmo se encontrava, recebendo, portanto, nota 10.

Por este e outros motivos, desde já, agradeço todo o apoio de Você, Douglas Tybel, e de sua equipe ao ter me auxiliado nesta empreitada em que muitos desistem talvez, por medo, por falta de orientação ou por não ter a coragem para fazer o que é necessário. 

Nas palavras do Dr. James Farmer, primeiro PhD negro, \Devemos fazer o que temos que fazer para podermos fazer aquilo que queremos fazer".

Mais uma vez agradeço por seu profundo apoio.

Vinicius

Saiba mais sobre o TCC em Blocos AQUI.


EmoticonEmoticon