Sugestões estruturação relatos de experiência profissional

estruturação relatos de experiência profissional

Este documento tem como principal objetivo dar uma orientação geral ao autor com relação à estruturação de relatos de experiência profissional.

Evidenciamos os aspectos formais mais valorizados na estruturação deste tipo de texto com a finalidade de apoiar e incentivar a publicação dos trabalhos de nossos usuários, leitores e da comunidade científica em geral.

Estruturação de relatos de experiência profissional


A relevância de um relato de experiência está na pertinência e importância dos problemas que nele se expõem, assim como o nível de generalização na aplicação de procedimentos ou de resultados da intervenção em outras situações similares, ou seja, serve como uma colaboração à práxis metodológica da área à qual pertence.

A seguir, apresentamos alguns aspectos formais que devemos ter em conta ao apresentar um relato de experiência à comunidade científica e aos nossos leitores.

Introdução


Ao iniciarmos devemos ter em conta um marco teórico de referência. Este deve ser apresentado com clareza e em congruência com o assunto da experiência;

A pertinência da problemática que está na origem da experiência e dos objetivos desta, será outro ponto importante na elaboração inicial deste tipo de relato;

Devemos deixar em evidência a consideração, conhecimento e utilização de outros trabalhos de intervenção sobre o mesmo tipo de problemática ou com objetivos similares;

Além disso, temos que apresentar referências bibliográficas atuais e pertinentes à problemática.

Metodologia


Devemos apresentar uma descrição adequada do contexto institucional e espaçotemporal de onde se realizou a experiência; 

O procedimento proposto deve ser adequado à intervenção em função da problemática e dos objetivos almejados por esta;

Será também importante a relevância e adequação dos procedimentos utilizados na apresentação dos dados;

Juntamente com o anterior, ganha relevância a explicitação dos procedimentos de análises dos dados utilizados e sua adequação ao projeto de intervenção.

Resultados, discussão e conclusões


No decorrer desta seção serão apreciadas a clareza dos resultados e a síntese das conclusões mais relevantes;

A interpretação que o autor faz dos resultados deverá ser adequada e coerente com o proposto inicialmente;

Um dos pontos mais importantes diz respeito ao interesse e a relevância que têm as conclusões e os resultados para a prática profissional, e de que maneira podem ser aplicados a outras situações similares;

Em concordância com o item anterior, a existência ou não de comentários críticos por parte do autor das limitações da intervenção e exposição de propostas alternativas enriquecerá a contribuição do relato de experiência para a comunidade científica em geral.

Aspectos formais


Os aspectos formais que devemos ter em conta são:

a) Organização e estrutura do trabalho;

b) Redação e estilo;

c) Apresentação dos resultados, tabelas e gráficos;

d) Correspondência entre as referências citadas no texto e as referências bibliográficas do final do artigo.


EmoticonEmoticon