Como criar Banco de Dados para Biblioteca

banco de dados biblioteca

Este manual foi idealizado para você que deseja implementar o seu sistema de busca de determinado assunto dentro do seu universo de informações.

As pessoas que adquiriram o livro Arte da pesquisa, terão no site www.artedapesquisa.com este banco de dados para baixarem gratuitamente. O livro possui a senha de acesso para baixar o banco de dados.

Com a sua base de dados em funcionamento você terá condições de encontrar livros, artigos, matérias, e outros.

As buscas poderão ser feitas por autor, por título e por assuntos selecionados por você mesmo, o que facilitará grandemente a recuperação da informação.
O caminho mais rápido para se encontrar algo neste manual é indo pela lista de tópicos, e de lá seguindo os links preparados para você.


PASSO A PASSO


Para que a sua base de dados possa encontrar algo, é necessário você codificar todos os seus livros, artigos, etc. Chamamos a isso de classificar.
Você vai classificar da seguinte forma:

- Primeiramente você vai colocar os seus livros na estante de acordo com o seu gosto e similaridades dos assuntos. Normalmente gostamos de colocar os livros que falam sobre os mesmos assuntos num mesmo lugar. É assim que tem que ser feito na sua biblioteca.

- Determine os grandes assuntos da sua biblioteca. Determine todos os assuntos abordados pela sua biblioteca. 

Por exemplo, vamos supor que a sua biblioteca tenha estes assuntos principais: 

Teologia (tudo que estiver relacionado com a igreja, doutrinas, etc.), 

Administração (tudo que você julga útil para as suas tarefas de administrador), 

Computação (tudo que você tem sobre software, hardware, etc.), 

História (todo o seu material sobre as civilizações).


Os demais assuntos que a sua biblioteca possui e que você determinou que não sejam os mais importantes, você os deixa em uma única categoria.

Criar divisões dos seus assuntos principais (1 a 999)

Siga o exemplo dado:

Teologia é o assunto principal, a letra A .
Vamos subdividir este assunto
A.1  As Escrituras Sagradas
A.2 A Trindade
A.3 Deus Pai

E assim sucessivamente. 

Esse é apenas um exemplo, você é que vai criar a sua classificação, de acordo com o seu gosto. 

- Criar mais uma divisão para individualizar o máximo possível o seu material classificado. (1 a 9999)

Voltemos ao nosso exemplo:

Teologia é o assunto principal, a letra A.

A.2 - A Trindade

A.2.1 - O livro “A Trindade – Como entender os mistérios da pessoa de Deus na Bíblia e na história do cristianismo” de WHIDDEN, W.; MOON,J.; REEVE, J.W.

A.2.2 - O próximo livro que aborda na sua maior parte o assunto da Trindade.
E assim sucessivamente para todos os seus livros, apostilas, artigos de arquivo e etc. Conforme for criando os códigos para cada livro, escreva o código à lápis 2B na folha de rosto do livro

- Etiquetar o seu material com os códigos criados por você.

Adquira um rolo de fita mágica (invisível)  de no mínimo 1,2 cm de largura( jamais use a fita Durex ). 

Imprima os códigos numa folha com etiquetas proporcionais a largura da fita mágica que você comprou, cole-os na parte inferior do dorso do livro. Ficará parecido com os livros que você vê nas bibliotecas.

Padronize uma mesma altura para que os livros fiquem mais bonitos nas estantes(exemplo: 1,5 cm). 

No caso de sua biblioteca particular, esse código deverá ser único para evitar problemas, será o RG do seu livro.

Preparar as pastas do seu arquivo de artigos (hemeroteca)

As pastas de revistas e do arquivo de artigos (hemeroteca) deverão ter um tratamento diferente dos seus livros. 

Vamos dividir em duas partes:

Os periódicos(revistas e outros) que você tem guardado como coleção serão cadastrados diretamente no banco de dados Biblioteca Particular. Não será necessário fazer nada nelas, pois elas já tem muitas informações que a diferenciam uma das outras, como mês, ano, número, etc.

Os artigos que você tiver num arquivo metálico ou no seu computador serão cadastrados no banco de dados também. 

Estes precisam apenas serem diferenciados um do outro, numericamente. Tipo: 1, 2, 3, 4 e assim sucessivamente dentro de cada pasta. 

Por exemplo: Na pasta: Saúde, os artigos estarão numerados: 1, 2, 3, 4 e etc. Cada pasta com a sua numeração. 

Estas informações serão necessárias para cadastrar estes materiais no banco de dados Biblioteca Particular.

No caso dos artigos, os números dos artigos dentro de cada pasta pode ser colocados diretamente nos documentos, à lápis 2B, no canto superior direito (siga um mesmo padrão sempre, mesmo que diferente do sugerido), em todas as páginas do mesmo artigo, o mesmo número. (lembre-se sempre de jamais deixar clipe, grampos e outros materiais metálicos segurando os documentos – eles enferrujam e danificam o papel).

Os seus livros e o seu arquivo estando totalmente classificado e com as etiquetas coladas estão prontos para iniciar a alimentação da sua base de dados.

BAIXAR ORIENTAÇÕES


Baixe essas orientações completas no arquivo PDF abaixo, juntamente com o programa do banco de dados

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