ENEM: 5 Passos para uma Redação Perfeita (Nota 1000)

redação enem dicas

O estudo de redação possui dois pilares: persistência e regularidade.

Persistência porque ninguém nasce sabendo escrever e leva tempo até você se adaptar ao estilo textual necessário, ficar atento a erros gramaticais que muitas vezes nem percebemos e criar um repertório bom para temas variados. 

Então, não desista! A maior parte dos estudantes demora meses para tirar boas notas em redação. Pode ser que você também leve um tempo, mas, se não parar, vai chegar lá.

A regularidade diz respeito à frequência de estudo. É como nos esportes: se passamos muito tempo sem treinar, perdemos o pique. 

É importante escrever com frequência (um texto por semana, digamos), para nossas habilidades não ficarem fora de forma.


TÍTULO: Ele é opcional. 


Se a sua redação possuir um título irá impressionar o corretor, mas entre um título genérico ou que fuja do tema sempre opte por não possuir um título. 

Uma dica, é o título ser uma frase síntese da proposta ou de algum autor citado ao longo texto. 


1º PARÁGRAFO/INTRODUÇÃO: 


Comece apresentando uma síntese do tema da redação (vale reescrever a proposta com outras palavras), isso vai mostrar ao corretor que você compreendeu o que foi apresentado. Apresente a sua tese (se é contra/a favor). Crie uma frase que CONECTE aos próximos parágrafos.


2º PARÁGRAFO: 


Aqui você vai discutir um pouco mais o problema e argumentar sobre. É interessante retomar a sua tese do primeiro parágrafo – assim os parágrafos do texto “conversam entre si”.


3º PARÁGRAFO: 


É praticamente o mesmo esquema do parágrafo anterior, discute um lado do problema e argumenta sobre ele. É interessante citar algum autor ou trabalhar a sua intertextualidade (se o tema der espaço traga um pouco das outras disciplinas para ele, o enem adora isso!)


4º PARÁGRAFO: 


Nos parágrafos 1 e 2 você apresentou 2 problemas, certo? Agora ta na hora de resolver!

A banca do enem analisa sempre quais intervenções você apresentar. Então sempre apresente duas soluções, sendo uma paliativa e outra a longo prazo.

Solução paliativa: Quem? Como? Para o que? <<< Responda essas perguntas em no máximo 3 linhas.

Solução a longo prazo: Quem? Como? Para o que? <<< Responda essas perguntas em no máximo 3 linhas.


5º CONCLUSÃO: 


Esse é o parágrafo mais temido. O indicado é começar ele com um conectivo de conclusão: Por tanto, Concluímos, Tendo em vista todo esse panorama....

E fazer um breve resumo sobre o PROBLEMA em 1 ou 2 linhas. Junto de uma pequena análise do que vai acontecer quando o problema for resolvido.

Algumas vezes é bacana deixar o texto “redondo”, isso é, fazer com que o parágrafo de conclusão retome o que foi dito na introdução.

VÍDEO 👉 Como tirar nota 1000 em qualquer Redação CLIQUE AQUI

Outras considerações:


• Uma dica é exemplificar durante os parágrafos centrais do texto. Quanto mais rico de exemplos e argumentos, maior é a sua chance de tirar uma nota alta.

• Sempre construa o seu texto de uma forma harmoniosa, o número máximo de linhas permitidas no enem é de 30. 

Na redação exemplificada meu texto ficou da seguinte forma: Introdução 5 linhas, 2o parágrafo 5 linhas, 3o parágrafo 6 linhas, 4o parágrafo 7 linhas, conclusão 4 linhas. 

Todos os parágrafos possuem um número próximo de linhas, o que deixa o texto mais agradável visualmente.

• Intervenções tecnológicas! 

É sempre bom apresentar soluções que envolvam a tecnologia, se bem contextualizadas, farão com que o corretor finalize a sua redação com outros olhos. 

• Conectivos: o texto tem que estar conversando entre si durante todo o seu desenvolvimento. Para isso, use e abuse de conectivos. 

VEJA AQUI a tabela com alguns conectivos interessantes para redação:

LISTA DE CONECTIVOS redaçao enem

BAIXAR PDF


Baixe aqui apostila guia para redação ENEM:

Acesse aqui a playlist do Umberto Mannarino sobre a redação do ENEM, são diversos vídeos abordando entre outros temas, esses:

1 Como escrever a redação ENEM

2 Não faça isso na redação ENEM

3 Descobrir tema redação ENEM

4 Repertórios para redação ENEM

5 Escrevendo uma redação nota 1000


- Redação Master 1

- Redação Master 2

Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com seus amigos!


EmoticonEmoticon