Diferenças entre Tese, Dissertação, Monografia e Projeto de pesquisa

Diferenças entre Tese, Dissertação, Monografia e Projeto
Veja aqui de forma prática quais as diferenças básicas entre Tese, Dissertação, Monografia e Projeto de pesquisa. Os diferentes estilos e modelos de trabalhos acadêmicos para cada fase de estudo.

DISSERTAÇÃO


Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico retrospectivo, de tema único e bem delimitado em sua extensão, com o objetivo de reunir, analisar e interpretar informações. Deve evidenciar o conhecimento de literatura existente sobre o assunto e a capacidade de sistematização do candidato. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor), visando à obtenção do título de mestre.




TESE


Documento que apresenta o resultado de um trabalho experimental ou exposição de um estudo científico de tema único e bem delimitado. Deve ser elaborado com base em investigação original, constituindo-se em real contribuição para a especialidade em questão. É feito sob a coordenação de um orientador (doutor) e visa a obtenção do título de doutor, ou
similar.

MONOGRAFIA


Trabalho de conclusão de curso de graduação, trabalho de graduação interdisciplinar, trabalho de conclusão de curso de especialização e/ou aperfeiçoamento. Documento que apresenta o resultado de estudo, devendo expressar conhecimento do assunto escolhido que deve ser obrigatoriamente emanado da disciplina, módulo, estudo independente, curso, programa e outros. Deve ser feito sob a coordenação de um orientador (ABNT, 2011a).

PROJETO DE PESQUISA


Compreende uma das fases da pesquisa. É a descrição da sua estrutura. (ABNT, 2011b).

O projeto de pesquisa segue as mesmas orientações de estrutura das dissertações, teses e monografias, com acréscimo dos recursos utilizados e do cronograma, estabelecidos pela norma de apresentação de projeto de pesquisa NBR 15.287 (ABNT, 2011b).

BAIXAR GUIA


Baixe aqui o manual prático para elaboração de monografias da USP (Escola de Enfermagem) Desejamos sucesso em seus estudos.


EmoticonEmoticon